O arquiteto tem uma importância que nem sempre é valorizada.

Quando sai à rua e olha à sua volta, todos os edifícios, todas as construções, foram projetados por alguém. Casas, prédios, escolas, hospitais e monumentos, todas essas obras foram planeadas por um profissional: o arquiteto!

Também quando pensa em fazer uma construção, o primeiro profissional em que deve pensar é no arquiteto. Ele é o profissional capaz de projetar uma obra, do início ao fim, tendo em conta uma série de pontos, como a funcionalidade e a estética.

Muitos atribuem esse trabalho ao engenheiro, no entanto, o projeto propriamente dito é trabalho do Arquiteto. Outros associam o trabalho do arquiteto a projetos de decoração e projeção de interiores, mas o papel deste profissional vai muito para além da estética. Apesar de muitos se especializarem nestas áreas, o papel principal do arquiteto é o de projetar as edificações, garantindo a segurança e funcionalidade da obra.

O papel do arquiteto é criar um projeto, que será o plano a ser seguido durante o processo de construção para concretizar a ideia do cliente.

Arquiteto como consultor

Na altura de projetar uma casa, o arquiteto precisa de recolher o máximo de informação possível e compreender as ideias do cliente. Precisa de perceber o objetivo da construção: se é para morar, para trabalhar, que tipo de pessoas irão utilizar as construções; ou seja, compreender o contexto da construção para definir as melhores soluções.

No fundo, o arquiteto faz o papel de consultor, explorando ideias, preferências e compreendendo as exigências estéticas e funcionais do cliente.

Este processo de consultoria é importante, pois o projeto final deve refletir o gosto e personalidade do cliente; e em termos funcionais, o design do projeto também irá variar dependendo do objetivo da construção: se será uma casa de habitação ou uma clínica, por exemplo.

Tudo tem uma razão de ser no desenvolvimento do projeto e é função do arquiteto compreender essas variáveis e definir o melhor plano, garantindo que as preferências do cliente são tidas em conta.

 

É fundamental contratar um profissional que garanta a qualidade de execução do projeto e da obra. Fale connosco para criar um projeto personalizado e de máxima qualidade.

error: Content is protected !!